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NORMAS ORGANIZACIONAIS da ED. INFANTIL E FUND. I

NORMAS ORGANIZACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I

 

Aulas diárias com Especialistas – Informática, Educação Física, Música e Inglês, para o  Jd.II e Pré. Do 1º ao 5º ano, Educação Financeira, literatura e Filosofia, para Pré e 1º ano. E três  vezes por semana Música para o Maternal e Jd I. 

Uniforme – Uso diário obrigatório, do uniforme COMPLETO. Solicitamos que todas as peças sejam identificadas, pois o colégio não se responsabiliza por eventuais perdas.

Brinquedos – (Maternal à Jd.II)  Por seu significado afetivo / lúdico serão sempre bem vindos e utilizados, como parte integrante do trabalho pedagógico, na roda de novidades desde que não sejam eletrônicos. Solicitamos ainda que não mandem brinquedos de grande valor financeiro e afetivo, pois não nos responsabilizamos por perdas ou danos.(Pré e 1º ano, somente às sextas-feiras).

Agendas – Deverão ser visadas diariamente, pelos pais e todos os bilhetes, devidamente assinados. Toda e qualquer prescrição médica e dosagem de remédios deverão ser anotados corretamente, com aposição da assinatura legível dos responsáveis. A escola não se responsabiliza por dinheiro ou qualquer tipo de pagamento enviado pela agenda (solicitamos que qualquer tipo de pagamento seja encaminhado pelo responsável na secretaria do Colégio).

Transporte – Para possibilitar ao colégio assegurar o bem estar e a segurança de seus alunos, solicitamos a comunicação por escrito, à Secretaria, do tipo de transporte que o aluno utiliza para ir e vir ao colégio e os nomes das pessoas autorizadas a retirá-lo do mesmo.

Cantina – Os pedidos de lanches e refeições deverão ser feitos através da agenda e o pagamento efetivado diretamente com o responsável pela mesma.

Materiais – Com o objetivo de enriquecer o trabalho pedagógico serão sempre solicitados com data limite para entrega, visando não prejudicar a atividade prevista.

Pesquisas – Para o desenvolvimento dessa atividade, sempre que preciso, solicitaremos  a colaboração dos familiares e esperamos poder contar com esse valioso auxílio.

Lição de Casa – Cada segmento possui uma rotina específica.

Estudo de meio –  A participação em festas e passeios é de caráter obrigatório, uma vez que fazem parte do projeto pedagógico da escola e estão previstos em cláusula contratual.Serão agendadas no decorrer do ano, de acordo com a necessidade da classe. Lembramos que o pagamento, a autorização por escrito e o uso do uniforme, serão indispensáveis e obrigatórios e que o não atendimento a esse item impossibilitará, SEM EXCEÇÃO,  que o aluno saia do Colégio.

Aniversários – As festas de aniversário só poderão ser feitas nas 6ª feiras para não atrapalhar o andamento das aulas só podemos unir duas salas Deverão ser marcados e comunicados à professora, com uma semana de antecedência, para não prejudicar o andamento das atividades e a rotina da classe. Os convites deverão estar preenchidos. Os pais poderão enviar máquina fotográfica para o registro da festa, que ocorrerá no horário do lanche, sendo que não será permitida a permanência das famílias, com exceção de irmãos, alunos da escola. O Kit Festa é composto de: bolo, salgados, doces, refrigerantes, espátula, guardanapos, copos, velas e fósforo.

Gibiteca – Será construída por cada professora, contando com as doações dos próprios alunos, de gibis, revistas e livros paradidáticos, em bom estado de conservação.

Reuniões – Serão realizadas ao final de cada bimestre.  Eventuais necessidades de reuniões individuais com a professora e Orientadora Pedagógica deverão ser agendadas na Secretaria do colégio, com a antecedência mínima de 48 horas. Os casos de urgência serão atendidos pela Orientadora Pedagógica.

Medicamentos – Os remédios só serão ministrados mediante receita médica fixada na agenda. Em caso de febre a mãe deverá buscar o aluno.

1.4 – HORÁRIO MÁXIMO PARA ENTRADA NO COLÉGIO
Até às 08h15, permitindo a assistência à 2ª. aula. e 13h:15 período da tarde.

1.5 - ATRASOS, APÓS O INÍCIO DA 2ª AULA
Não serão admitidos os alunos que chegarem atrasados para a 2a aula mesmo em dia de avaliação (portados ou não de atestado médico).

1.6 -  ALUNOS FORA DE SALA, ESTANDO NAS DEPENDÊNCIAS DO COLÉGIO
A aula é atividade prioritária e valorizá-la é um dever do aluno. Os alunos que estiverem fora da sala durante o período das aulas, sem autorização do professor, serão encaminhados, pelo inspetor de alunos, ao SOPE, onde receberão advertência escrita e, então, reencaminhados à sala de aula.

1.7 - Os alunos que chegarem à sala após o sinal de entrada, já estando o professor na mesma, não poderão entrar em sala de aula e serão encaminhados ao SOPE.

OBS: Todo e qualquer comunicado disciplinar deverá ser devolvido ao SOPE, no dia seguinte à ocorrência ou, no caso de suspensão da assistência às aulas, no dia do retorno do aluno ao colégio. A não devolução do comunicado, conforme acima mencionado, assinado pelos responsáveis, implicará no não ingresso do aluno ao Colégio.

2.0 PERMANÊNCIA NA ESCOLA:

2.1 – Quando os alunos necessitarem utilizar as dependências do Colégio fora dos horários de aula deverão solicitar autorização prévia à Coordenação;

2.2 - Os alunos não podem sair da sala de aula, laboratório, quadra esportiva ou outras dependências antes do professor e sem sua autorização;

2.3 -  Na ausência do professor, os alunos deverão aguardar, na sala de aula, as instruções do SOPE.

3.0– EDUCAÇÃO FÍSICA – INFORMAÇÕES GERAIS:

3.1 – A aula de Educação Física é uma disciplina e parte integrante e indissociável do currículo e sua freqüência é de caráter OBRIGATÓRIO para todos os alunos, INCLUSIVE OS PORTADORES DE DISPENSA MÉDICA.

Parágrafo 1º. – A “dispensa médica” dispensa o aluno DA PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA e não da assistência à aula;

Parágrafo 2º. – Os alunos dispensados deverão permanecer no local onde estiver sendo desenvolvida a aula, efetuando os respectivos registros das atividades do dia;

Parágrafo 3º. – Estes alunos submeter-se-ão a provas escritas e trabalhos, bimestralmente, para avaliação do conteúdo programático da matéria, visto não poderem realizar a avaliação física;

Parágrafo 4º. – O uniforme OBRIGATÓRIO para estas aulas é: calça de moleton ou tactel ou bermuda, camiseta (uniforme do colégio) e tênis . Caso o aluno não esteja trajando o uniforme completo, deverá permanecer na aula, registrando todas as atividades na mesma realizadas.

4.0 - DISPENSA DO ALUNO DA ESCOLA:

4.1 -  A saída antecipada de alunos, SEM EXCEÇÃO, só será permitida com a prévia solicitação dos pais, por escrito ou email. Não serão aceitas dispensas por telefone e apenas as pessoas autorizadas, por escrito, na Secretaria, como responsáveis, poderão retirar os alunos da escola. Esclarecemos que as saídas serão liberadas apenas ao término de cada aula ou no recreio.

5. 0 -  UNIFORME:

5.1 -  O USO DIÁRIO DO UNIFORME É OBRIGATÓRIO, para TODAS as séries, conforme discriminado abaixo:
Uniforme completo:Ed. Infantil, Ens. Fundamental I- calça, saia-calça, bermuda, leg, camiseta (manga curta, longa e regata), moletom e tênis.

OBS: 1 – No  inverno, o uniforme poderá ser complementado com casacos ou jaquetas, ABERTAS NA FRENTE, nas cores  azul-marinho ou preto, desde que o aluno esteja vestindo, por baixo, o UNIFORME COMPLETO DE INVERNO (moletom de inverno do Colégio), adotado pelo colégio; ou seja, EM NENHUMA HIPÓTESE O UNIFORME DE INVERNO DO COLÉGIO PODERÁ SER SUBSTITUIDO PELO AGASALHO AVULSO, SOMENTE COMPLEMENTADO PELA SOBREPOSIÇÃO DE OUTRO AGASALHO.

2 – Não será permitido o uso de mini-saia, mini-blusa e calças compridas ou bermudas com cinturas baixas;

3 – O uniforme deverá ser adquirido na Secretaria (pronta-entrega ou sob encomenda), mediante o pagamento do sinal de 50% (cinqüenta por cento), no ato;

4 – Após o dia 12 defevereiro de 2018, SEM EXCEÇÃO, não serão permitidos os acessos, ao Colégio, dos alunos não uniformizados; estes serão encaminhados para solicitarem, via telefone, que algum familiar traga o uniforme ate o colégio ou que, mediante autorização prévia dos responsáveis, adquira a peca faltante na Secretaria (o aluno deverá, também, ser encaminhado à Coordenação, onde receberá advertência verbal, relatada ao responsável e, em caso de reincidência, seguiremos os devidos trâmites: advertência por escrito e suspensão da aula).

6.0 -  MATERIAL DIDÁTICO:

6.1 -  Os alunos deverão possuir e apresentar, diariamente, o material didático exigido pelo colégio e por cada professor. Não será permitida a utilização de calculadoras de aparelhos celulares, EM QUALQUER PROCESSO AVALIATIVO;

6.2 -  A apostila é o material didático obrigatório, assim como seu uso diário, em todas as aulas. Sua aquisição é feita na Secretaria,  sendo expressamente PROIBIDA a reprodução por xerox ou o uso  de apostilas de anos anteriores;

6.3 – Todos os alunos receberão uma agenda personalizada, sendo que o uso da mesma será de caráter obrigatório (toda a comunicação entre a escola e os responsáveis ocorrerá via agenda, com ciência do mesmo e por e-mail).

6.4 - Todo material de Educação Artística, Educação Física e Laboratório são de propriedade do Colégio e de utilização em suas dependências. Eventuais retiradas, somente com a autorização, por escrito, da Direção;

6.5 -  Em caso de perda ou esquecimento de algum material didático nas dependências do Colégio, o mesmo poderá ser procurado na Secretaria ou com os inspetores;

6.6 -  Os alunos deverão possuir e zelar por seu material escolar, pois NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS por qualquer objeto, esquecido ou perdido em nossas dependências.

7.0  SEGUNDA CHAMADA DE PROVAS (PROVA SUBSTITUTIVA):

7.1 - Em caso de perda de avaliação, POR MOTIVO DE DOENÇA, devidamente atestada, os alunos deverão solicitar, junto à Secretaria, no prazo máximo de 03 (três) dias, contados a partir da data da perda da mesma, a respectiva prova substitutiva, através do preenchimento de formulário próprio e pagamento da taxa. A mesma acontecerá em uma única data em cada bimestre, agendado pela coordenação. Nos casos omissos, a Direção, SOPE e Conselho de Classe, decidirão, mediante análise do caso.

7.2 - Os boletins serão entregues nas Reuniões de Pais e Mestres e os não entregues nessas 
Datas, poderão ser retirados somente na Secretaria.  Os boletins com média igual ou superior a 5,0 (cinco), poderão ser retirados pelos próprios alunos e, os com média inferior a 5,0 (cinco), somente pelos responsáveis, mediante a assinatura da Ficha de Avaliação Individual, no horário alternado a sua aula.

8.0 -   O ALUNO deverá:

8.1 - Zelar pela preservação e conservação do prédio e seus equipamentos. Em caso de danificação dos mesmos, voluntária ou não, será  responsável pelo devido ressarcimento financeiro, de acordo com cotação do dia;

8.2 - Zelar, de formas genéricas, verbais ou escritas, pelo bom nome do Colégio;

8.3 -  Adquirir e portar, diariamente, material escolar de uso próprio.

9.0  ESTUDO DE MEIO:

9.1 -  O estudo de meio, são atividades extra classe, registradas como dias letivos, as quais têm, como principais objetivos, vivenciar e ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Portanto, as participações dos alunos são obrigatórias, como previsto contratualmente.

9.2- Festival Cultural/Feira Científica: o objetivo desta prática consiste em promover a interdisciplinaridade, a qual será avaliada bimestralmente, seguindo critérios devidamente repassados aos alunos.

10.0 -  PELO DESCUMPRIMENTO ÀS NORMAS ESTABELECIDAS, O COLÉGIO SUJEITARÁ O ALUNO ÀS SEGUINTES SANÇÕES:
– advertência verbal
– advertência escrita
– suspensão
– transferência compulsória
Obs: Após três advertências escritas ou mesmo por falta grave, única, o aluno será suspenso (em todos os casos, os responsáveis serão avisados, via e-mail ou contato telefônico).

11.0 - BIBLIOTECA

11.1 - A Biblioteca estará à disposição dos alunos para estudos e pesquisas. Horário de funcionamento: das 2a  às 6a feiras –  Das 07:30 às 17:00 hs.

OBS: Durante o período de aulas, os alunos só poderão permanecer na Biblioteca mediante autorização dos professores ou do SOPE.

11.2 - Os livros que fazem parte do acervo da Biblioteca só poderão ser retirados com autorização da Bibliotecária, mediante a apresentação de carteira de identificação específica;

11.3 - Os Atlas, dicionários e enciclopédias só poderão ser utilizados na Biblioteca;

12.0 - O aluno em débito com a Biblioteca perderá o direito de utilizá-la (em caso de empréstimo de livros sem a devolução dos mesmos).

13.0 -  XEROX

13.1 - A requisição de xerox, pelos alunos, deverá ser feita na Secretaria, no INÍCIO OU TÉRMINO DO PERÍODO, RECREIO OU AULAS VAGAS, com a antecedência MÍNIMA de 24 horas e mediante pagamento, NO ATO DA MESMA. Não serão aceitas as requisições de alunos que estejam em horário de aula.

IV - EXTRATO DO REGIMENTO ESCOLAR DA VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR:

DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A avaliação far-se-á voltada aos objetivos propostos, verificando o processo evolutivo, o desempenho infantil, observando-se, sistematicamente, as atividades significativas e integradas, para que se percebam as dificuldades e o progresso da criança. Em casos especiais, através de um enfoque multifrontal, uma equipe de especialistas elaborará uma ficha especial de acompanhamento das atividades da criança.
A verificação do rendimento escolar será registrada bimestralmente em fichas de acompanhamento pedagógico, válida somente dentro do aspecto da faixa etária, e sem objetivo de promoção ou de seleção classificatória para acesso ao Ensino Fundamental.

 

PROVAS BIMESTRAIS: conterão TODA A MATÉRIA do bimestre. As mesmas serão realizadas no primeiro período do dia e, após esta, haverá aula normalmente. 

Será composta da seguinte forma: 

AD= Atividades Diversas = valor total (soma) de zero a dez = PESO 1 

AM= avaliação mensal = PESO 2 

AB= avaliação Bimestral = PESO 2 

SIM= SIMULADO = PESO 1 

PROJ. FC = PROJETO FEIRA CULTURAL (2,0  na TAD, durante os bimestres) 

FÓRMULA:

MÉDIA BIMESTRAL = (AD x 1) + (AM x 2) + (AB x 2) + (SIM x 1):6 = MB


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