Ensino Médio

O Ensino Médio, etapa intermediária entre o Ensino Fundamental II e a educação Superior, está constituído como o nível de maior complexidade na educação, muito em virtude das diferentes formas de ingresso nas universidades.

Os conteúdos foram desenvolvidos atendendo o educando, assegurando – lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, compreendendo o significado da ciência, das letras e das artes o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura, compreendendo o domínio das grandes áreas, sendo elas:


Linguagens Códigos e suas Tecnologias

No mundo contemporâneo, marcado por um apelo informativo imediato, a reflexão sobre a linguagem e seus sistemas, que se mostram articulados por múltiplos códigos e sobre os processos e procedimentos comunicativos, é, mais do que uma necessidade, uma garantia de participação ativa na vida social, a cidadania desejada.


Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias

A aprendizagem na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias indica a compreensão e a utilização dos conhecimentos científicos, para explicar o funcionamento do mundo, bem como planejar, executar e avaliar as ações de intervenção na realidade.


Ciências Humanas e suas Tecnologias

A aprendizagem nesta área deve desenvolver competências e habilidades para que o aluno entenda a sociedade em que vive como uma construção humana, que se reconstrói constantemente ao longo de gerações, num processo contínuo e dotado de historicidade; para que compreenda o espaço ocupado pelo homem, enquanto espaço construído e consumido; para que compreenda os processos de sociabilidade humana em âmbito coletivo, definindo espaços públicos e refletindo-se no âmbito da constituição das individualidades; para que construa a si próprio como um agente social que intervém na sociedade; para que avalie o sentido dos processos sociais que orientam o constante fluxo social, bem como o sentido de sua intervenção nesse processo; para que avalie o impacto das tecnologias no desenvolvimento e na estruturação das sociedades; e para que se aproprie das tecnologias produzidas ou utilizadas pelos conhecimentos da área.


Interdisciplinaridade e Contextualização

A tendência atual, em todos os níveis de ensino, é analisar a realidade segmentada, sem desenvolver a compreensão dos múltiplos conhecimentos que se interpenetram e conformam determinados fenômenos. Para essa visão segmentada contribui o enfoque meramente disciplinar que, na nova proposta de reforma curricular, pretendemos superado pela perspectiva interdisciplinar e pela contextualização dos conhecimentos.


No Ensino Médio em decorrência de toda diversificação e da particularidade de atendermos adolescentes em suas diferentes expectativas, estabelecemos princípios para a garantia de uma formação eficaz, que prepara o estudante para sociedade e o trabalho, onde evidenciamos: TCM Trabalho de Conclusão do Ensino médio. Com uma metodologia que consiste em um tema para o trabalho, escolhido pelo aluno com base em critérios que possua afinidade, que tenha relevância para sua formação cientifica e social; O.T” ORIENTAÇÃO DE TRABALHO apresentação dos principais objetivos das normas ABNT para elaboração do trabalho científico; PROJETO: VOLUNTARIADO que além de ser uma ótima ferramenta para o currículo dos nossos alunos, afinal ter alguma experiência no âmbito profissional ao se tentar uma colocação no mercado de trabalho é sem dúvidas um ótimo motivo para se voluntariar. UNIDEBATES são espaços para que grupos ou indivíduos com pontos de vista diferentes possam apresentar os seus argumentos e esclarecer dúvidas.

Para tudo isso acontecer nosso material, vem acompanhado do:

CADERNO DE ATUALIDADES

Material digital, trazendo os temas mais relevantes da política, sociedade e cultura, auxiliando na preparação para o mundo.

TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS

material digital e QRCodes, garantindo aos alunos o acesso aos textos em seu suporte original

TABELA PERÍODICA INTERATIVO

Simulador que possibilita ao aluno interagir com os 118 elementos da tabela, com a aplicação e curiosidades dos mesmos.

  • GRADE HORÁRIA
    • PERÍODO HORÁRIO
      2ª - Feira / 4ª Feira 7h30min. às 13h50min.
      3ª - Feira / 5ª - Feira / 6ª Feira    7h30min. às 12h50min.
      3ª - Feira (1° MÉDIO) 7h30min. às 13h50min.

  • COMPONENTE CURRICULAR:
  • Matemática / Língua Portuguesa / Geografia / História / Ciências / Química / Física / Biologia / Artes / Língua Inglesa / Língua Espanhola / Filosofia / Sociologia / Educação Física / Técnica de comunicação e redação / Educação Financeira / Inteligência Emocional / Empreendedorismo / Voluntariado.