O grande desafio do Ensino Fundamental I, de 1º a 5º ano é o momento de valorizar as situações lúdicas de
aprendizagem, articulando-as com experiências vivenciadas na Educação Infantil.
Por isso, em nosso colégio, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela
ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus
interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Com isso, ampliam-se a autonomia intelectual, a
compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que
dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e
com o ambiente.
É nesse período, que as crianças vivenciam mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em
suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo.
Por isso, promovemos um ambiente onde os alunos se alunos se deparam com uma variedade de situações que envolvem
conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises, argumentações e potencializando descobertas. As
experiências de seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação
com as mais diversas tecnologias de informação e comunicação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação
de perguntas.
O estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer
perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir com diversas produções culturais, de fazer uso de
tecnologias de informação e comunicação, possibilita aos alunos ampliar sua compreensão de si mesmos, do mundo natural
e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.
Nosso ambiente escolar é organizado em torno dos interesses manifestos pelas crianças, de suas vivências mais
imediatas, viabilizando a ampliação e compreensão do mundo, o que se dá pela mobilização de operações cognitivas cada
vez mais complexas e pela sensibilidade para apreender o mundo, expressar-se sobre ele e nele atuar.
Tornando-o um protagonista em seu processo ensino/aprendizagem, e agente transformador.
ARTE, MÚSICA, INGLÊS, FILOSOFIA, INFORMÁTICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO FINANCEIRA, EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL E ESTRELA LITERÁRIA.
ARTE, MÚSICA, INGLÊS, FILOSOFIA, ROBÓTICA, INFORMÁTICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO FINANCEIRA, EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL E ESTRELA LITERÁRIA.
© Copyright 2019 | Desenvolvido por Rabbit Digital