Nossa proposta pedagógica é inspirada na teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky, na qual acredita-se que o
processo ensino/aprendizagem se dá por meio da interação social. Afinal, o aluno é um ser social!
E, através da conexão que estabelece com o outro e o meio em que está inserido é que sua aprendizagem torna-se
significativa. Assim, todas as abordagens utilizam linguagens e recursos que instigam à cada faixa etária um mergulho
num mundo de descobertas, desafios e curiosidade.
Nesta proposta repleta de valores, dinâmica e atual o aluno é protagonista em seu processo de construção de
conhecimento. O trabalho individualizado, ambiente acolhedor e fortalecimento da autoestima são marcas registradas
desse colégio, que acredita que cultivar sonhos é essencial para transformar realidades, O universitário faz mais, faz
a diferença!!!
Filosofia Educacional
Somos uma escola sócio interacionista, cujo objetivo maior é proporcionar, ao nosso educando, conhecimentos gerais,
competências e habilidades para viver e trabalhar em grupo, orientando-o para ser autor de seu processo de
aprendizagem, privilegiando-o como um ser humano integral.
Nosso perfil disciplinar contempla o equilíbrio entre a disciplina formal e a liberdade responsável, através de
diálogos, aconselhamentos, limites claramente definidos, respeito às normas acordadas e às diferenças individuais.
Diretrizes Teóricas -Práticas Pedagógicas
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A escola é o primeiro grupo social em que a criança é inserida. Sendo assim, o propósito da Educação Infantil é
acolher as vivências e conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente familiar e no contexto de sua comunidade,
e articulá-los dentro de uma proposta pedagógica que amplie seu universo de experiências, conhecimentos e habilidades.
Diversifique e consolide novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar. É neste ambiente
que promovemos a socialização, estimulamos a autonomia e comunicação.
Nessa etapa as interações e as brincadeiras, são experiências nas quais as crianças podem construir e apropriarem-se
de conhecimentos por meio de suas ações e interações com o outro e com os adultos, o que possibilita aprendizagens,
desenvolvimento e socialização. Nessa direção, e para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento pleno de seus
alunos, a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a instituição de Educação Infantil e a
família são essenciais.
Nossa instituição apresenta e trabalha com as culturas plurais, dialogando com a riqueza/diversidade cultural das
famílias e da comunidade.
O Colégio Universitário Alphaville conta com um espaço todo preparado para acolher e encantar os pequeninos nesse
momento especial da vida escolar. Nossa maior missão é encantar proporcionando um mergulho no Universo do Saber,
sabendo que é tempo de:
CONVIVER E INTERAGIR;
BRINCAR COM SABERES;
EXPLORAR O MUNDO;
EXPRESSAR AFETO.
É TEMPO DE CANTAR E ENCANTAR!
O grande desafio do Ensino Fundamental I, de 1º a 5º ano é o momento de valorizar as situações lúdicas de
aprendizagem, articulando-as com experiências vivenciadas na Educação Infantil.
Por isso, em nosso colégio, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela
ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus
interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Com isso, ampliam-se a autonomia intelectual, a
compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que
dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e
com o ambiente.
É nesse período, que as crianças vivenciam mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em
suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo.
Por isso, promovemos um ambiente onde os alunos se alunos se deparam com uma variedade de situações que envolvem
conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises, argumentações e potencializando descobertas. As
experiências de seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação
com as mais diversas tecnologias de informação e comunicação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação
de perguntas.
O estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer
perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir com diversas produções culturais, de fazer uso de
tecnologias de informação e comunicação, possibilita aos alunos ampliar sua compreensão de si mesmos, do mundo natural
e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.
Nosso ambiente escolar é organizado em torno dos interesses manifestos pelas crianças, de suas vivências mais
imediatas, viabilizando a ampliação e compreensão do mundo, o que se dá pela mobilização de operações cognitivas cada
vez mais complexas e pela sensibilidade para apreender o mundo, expressar-se sobre ele e nele atuar.
Tornando-o um protagonista em seu processo ensino/aprendizagem, e agente transformador.
O Ensino Fundamental II privilegia a construção do conhecimento, visando o desenvolvimento pleno das potencialidades
do aluno, conduzindo à construção de conceitos com ênfase no pensar, questionar, discutir, argumentar e intervir em
realidades do seu dia a dia, buscando soluções e agindo com senso crítico e reflexivo, construindo sua própria
história superando a simples reprodução do conhecimento, buscando assim, uma visão do todo, tornando o aluno o sujeito
de seu aprendizado e preparando para a vida atual, procurando diariamente incentiva-los na busca da “autonomia de
conhecimentos” ou seja, que o período de estudos não se restrinja apenas ao tempo passado na escola, mas que percebam
o conhecimento como uma “ferramenta” fundamental em sua construção. Desta forma ensinamos aos nossos educandos o
quanto é bom poder buscar em si, no outro e no mundo possibilidades para uma aprendizagem de significados, que
acontece através das seguintes áreas do conhecimento:
LINGUAGEM
Para expressar ideias, pensamentos, sentimentos e intenções, estabelecendo relações
interpessoais, possibilitando a apreensão do mundo exterior, criando meios para se posicionar criticamente
perante os outros, tornando – o agente transformador.
MATEMÁTICA
Resolvendo problemas e desafios, buscando resultados, através do levantamento de hipóteses
e confrontando-as, reforçando que não há como desassociar um aspecto do outro.
CIÊNCIAS DA NATUREZA
Permite que o conhecimento prévio dos alunos com relação as diferentes explicações do
mundo, das transformações produzidas pelo ser humano e os fenômenos da natureza, sejam explorados e contrapostos
de forma crítica ,questionadora ,investigativa e reflexiva.
CIÊNCIAS HUMANAS
Amplia a compreensão dos alunos sobre a realidade e a das pessoas em outros espaços e
períodos, conscientizando o aluno que é agente transformador do seu momento histórico, refletindo sobre os
acontecimentos na sociedade em que vive.
O Ensino Médio, etapa intermediária entre o Ensino Fundamental II e a educação Superior, está constituído como o nível
de maior complexidade na educação, muito em virtude das diferentes formas de ingresso nas universidades.
Os conteúdos foram desenvolvidos atendendo o educando, assegurando – lhe a formação indispensável para o exercício da
cidadania e fornecendo-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, compreendendo o significado da
ciência, das letras e das artes o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura, compreendendo o
domínio das grandes áreas, sendo elas:
Linguagens Códigos e suas Tecnologias
No mundo contemporâneo, marcado por um apelo informativo imediato, a reflexão sobre
a linguagem e seus sistemas, que se mostram articulados por múltiplos códigos e sobre os processos e
procedimentos comunicativos, é, mais do que uma necessidade, uma garantia de participação ativa na vida
social, a cidadania desejada.
Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias
A aprendizagem na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias indica a
compreensão e a utilização dos conhecimentos científicos, para explicar o funcionamento do mundo, bem como
planejar, executar e avaliar as ações de intervenção na realidade.
Ciências Humanas e suas Tecnologias
A aprendizagem nesta área deve desenvolver competências e habilidades para que o aluno
entenda a sociedade em que vive como uma construção humana, que se reconstrói constantemente ao longo de
gerações, num processo contínuo e dotado de historicidade; para que compreenda o espaço ocupado pelo homem,
enquanto espaço construído e consumido; para que compreenda os processos de sociabilidade humana em âmbito
coletivo, definindo espaços públicos e refletindo-se no âmbito da constituição das individualidades; para
que construa a si próprio como um agente social que intervém na sociedade; para que avalie o sentido dos
processos sociais que orientam o constante fluxo social, bem como o sentido de sua intervenção nesse
processo; para que avalie o impacto das tecnologias no desenvolvimento e na estruturação das sociedades; e
para que se aproprie das tecnologias produzidas ou utilizadas pelos conhecimentos da área.
Interdisciplinaridade e Contextualização
A tendência atual, em todos os níveis de ensino, é analisar a realidade segmentada,
sem desenvolver a compreensão dos múltiplos conhecimentos que se interpenetram e conformam determinados
fenômenos. Para essa visão segmentada contribui o enfoque meramente disciplinar que, na nova proposta de
reforma curricular, pretendemos superado pela perspectiva interdisciplinar e pela contextualização dos
conhecimentos.
Tutoria no Universitário
Tutoria é um trabalho sistematizado de AJUDA AOS ALUNOS, que objetiva a interação dos fatores escolares, sociais e
pessoais que envolvem o processo de Ensino e Aprendizagem. Ela deverá ser exercida por professores preparados,
atentos, cuidadosos e que têm como objetivo principal observar, acompanhar e garantir que o desenvolvimento do
nosso
aluno aconteça em seus três aspectos fundamentais de sua formação: "cognitivo, emocional e social".
Ou seja, a função tutorial pertence à natureza da profissão docente.
Professor / Educador/ Orientador/ Mediador
Disponibilidade pessoal de aprendizagem e reflexão sobre a prática
Qualidades pessoais de liderança, bom senso, espírito de colaboração, etc.
Organização do Universitário em 2023 com relação a Tutoria:
6ºANO: TATIANA E ROSANA
7ºANO: HUGO e EDUARDO
8ºANO: ELAINE E CRISTIAN
9ºANO: CRISTIANE
1ºANO MÉDIO: ADÉLCIO E THAYS
2ºANO MÉDIO: ARILSON E ADRIANO
3ºANO MÉDIO: RENATA
O SAS Educação é uma plataforma de educação que oferece soluções completas e integradas para estudantes
universitários. Além de disponibilizar livros didáticos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o SAS vai
além, oferecendo modelos de avaliações para cada etapa da vida escolar, formações continuadas para gestão e docência,
e consultorias especializadas.
Além disso, o SAS Educação tem um histórico de sucesso no apoio à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM). Os estudantes que utilizam o sistema de ensino SAS têm apresentado bons resultados e alto índice de aprovação
no ENEM, o que destaca a eficácia da plataforma em preparar os alunos para esse importante exame.
Outro ponto relevante do SAS Educação é o seu compromisso com a alfabetização e letramento dos estudantes. O sistema
de ensino oferece estratégias e recursos pedagógicos que auxiliam no processo de alfabetização, contribuindo para que
os alunos desenvolvam habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos desde os primeiros anos escolares.
Com todas essas características, o SAS Educação promove uma aprendizagem única e eficiente, adaptada às necessidades
individuais de cada estudante universitário. Através de materiais didáticos atualizados anualmente e ferramentas
pedagógicas digitais, o sistema de ensino SAS busca proporcionar uma educação de qualidade, que dialogue com a realidade da comunidade escolar e estimule o engajamento dos alunos.