ENSINO FUNDAMENTAL II

O Ensino Fundamental II privilegia a construção do conhecimento, visando o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno, conduzindo à construção de conceitos com ênfase no pensar, questionar, discutir, argumentar e intervir em realidades do seu dia a dia, buscando soluções e agindo com senso crítico e reflexivo, construindo sua própria história superando a simples reprodução do conhecimento, buscando assim, uma visão do todo, tornando o aluno o sujeito de seu aprendizado e preparando para a vida atual, procurando diariamente incentiva-los na busca da “autonomia de conhecimentos” ou seja, que o período de estudos não se restrinja apenas ao tempo passado na escola, mas que percebam o conhecimento como uma “ferramenta” fundamental em sua construção. Desta forma ensinamos aos nossos educandos o quanto é bom poder buscar em si, no outro e no mundo possibilidades para uma aprendizagem de significados, que acontece através das seguintes áreas do conhecimento:


LINGUAGEM

Para expressar ideias, pensamentos, sentimentos e intenções, estabelecendo relações interpessoais, possibilitando a apreensão do mundo exterior, criando meios para se posicionar criticamente perante os outros, tornando – o agente transformador.


MATEMÁTICA

Resolvendo problemas e desafios, buscando resultados, através do levantamento de hipóteses e confrontando-as, reforçando que não há como desassociar um aspecto do outro.


CIÊNCIAS HUMANAS

Amplia a compreensão dos alunos sobre a realidade e a das pessoas em outros espaços e períodos, conscientizando o aluno que é agente transformador do seu momento histórico, refletindo sobre os acontecimentos na sociedade em que vive.


CIÊNCIAS DA NATUREZA

Permite que o conhecimento prévio dos alunos com relação as diferentes explicações do mundo, das transformações produzidas pelo ser humano e os fenômenos da natureza, sejam explorados e contrapostos de forma crítica ,questionadora ,investigativa e reflexiva.


No Ensino Fundamental II , o trabalho instiga no aluno a curiosidade e o prazer pela descoberta, além de promover a aprendizagem das diferentes formas de sistematização das informações e dos assuntos trabalhados.

O material é bimestral e conta com uma versão digital dos livros e uma plataforma adaptativa, oferecendo questões e videoaulas prontas, transformando a casa do aluno em uma extensão da sala de aula, juntamente com a Plataforma literária, onde trabalhamos obras significativas da literatura brasileira e mundial e o projeto “CAPAS” apresentando conexão significativa com a BNCC.

  • GRADE HORÁRIA
    • PERÍODO HORÁRIO
      7h30min. às 12h
      ROBÓTICA - 1 x POR QUINZENA (6° E 7 ° ANO)7h30min. às 14h
      EDUCAÇÃO FINANCEIRA – 3ª (8º ANO) E 4ª (9ºANO)  7h30 min. às 12h50

  • COMPONENTE CURRICULAR:
  • Matemática / Língua Portuguesa / Geografia / História / Ciências / Química (a partir do 9ºano) / Física (a partir do 9ºano) / Biologia (a partir do 9ºano) / Artes / Língua Inglesa / Língua Espanhola / Filosofia / Educação Física / Técnica de comunicação e redação / Robótica / Educação Financeira / Inteligência Emocional.